Titular noticias

O ecólogo Jordi Bascompte, Prémio Margalef de Ecologia 2021

Tuesday 2 November 2021


Dr. Jordi Bascompte i Sacrest foi agraciado com  o Prémio Margalef de Ecologia 2021, um dos mais prestigiados prémios internacionais em Ecologia. O júri deste prémio internacional, financiado pelo Município da Catalunha desde 2004, realçou o trabalho de investigação e de docência de Jordi Bascompte, actualmente Professor de Ecologia na Universidade de Zurich.
 
A principal área de investigação do Dr. Jordi Bascompte é o estudo da estrutura e dinâmica das interacções ecológicas considerando, em particular, as interacções benéficas (mutualistas) entre plantas e animais, no âmbito da teoria das comunidades, campo historicamente dominado na perspectiva da predação e competição.
 
Entre outros aspectos, o júri realçou o "talento extraordinário em seleccionar questões abordadas com dados científicos de grande qualidade e discutidos com base em conclusões teóricas sólidas.".
 
A sua investigação combina modelação matemática, simulações e análise de base de dados para resolver questões de ecologia fundamental e aplicada. Alguns dos seus livros tornaram-se já referências valiosas que estabelecem pontes entre a história natural e a teoria das comunidades, área fortemente ecológica. 
 
A cerimónia de entrega do prémio terá lugar no Palácio da Municipalidade (Barcelona) no dia 9 de Novembro. Nesta cerimónia serão entregues os prémios de 2021 e 2020, respectivamente, ao  Dr. Jordi Bascompte e Dr. Sandra Lavorel, impossibilitada de receber devido à situação pandémica provocada pela COVID-19.

Mais informações aqui
 

Últimas noticias